Dinâmica Ágil Online: Pizzaria

Atualizado: 12 de Abr de 2021

Em tempos de COVID, fica um pouco mais complexo demonstrar os benefícios da agilidade através de dinâmicas mais participativas. Principalmente se o público alvo for alheio à tecnologia ou estiver tendo seus primeiros contatos com o assunto. Mais e mais as empresas tem buscado por agilidade nos negócios, e nesse contexto tecnologia, digital e desenvolvimento de software são coadjuvantes. A dinâmica da pizzaria tira o conceito de ágil da realidade de TI ou tecnologia, e traz para um contexto mais simples e corriqueiro que conecta com qualquer pessoa. Abaixo o passo a passo de como conduzo e exemplo dos resultados que já obtive ;)


# 1 Storytelling e diferentes rodadas


A dinâmica foi pensada para ter o mesmo enredo aplicado em dois momentos distintos de simulação. Para equipes grandes, divida em grupos, preferencialmente não maiores que 6 pessoas.

  • Enredo 1

Vamos abrir uma pizzaria na cidade!

Vocês são a equipe responsável pela produção das pizzas! Para nossa estreia forneceremos pizza para um grande evento que acontecerá na cidade. A produtora do evento será nossa única cliente da noite.

  • Rodada 1 - Instintivo

Você como facilitador, atuará como cliente. Explique o enredo de simulação e passe as orientações para desenvolverem a dinâmica de acordo com o descrito abaixo.


Para seguirmos com o exercício, temos algumas regras:

1) Eleja alguém para ser a pessoa gestora da pizzaria, que deverá direcionar o que deve ser feito e quem faz, além de receber os pedidos

2) A pessoa gestora nomeará:

1 pessoa responsável por disponibilizar os ingredientes necessários

2 pessoas para montar as pizzas

1 pessoa para fazer as entregas

3) Essas pessoas só poderão executar as tarefas a que foram designadas


Ajude o time a eleger os papéis, mas não passe qualquer recomendação extra sobre agilidade ou sobre como se organizarem.

  • Rodada 2 - Buscando Agilidade

Este momento acontece após haver uma explicação sobre agilidade logo após a primeira rodada. O enredo permanece o mesmo com você na posição de cliente, porém as orientações são ajustadas:


Para seguirmos com o exercício, temos algumas regras:

1) O time se auto organizará nas atividades

2) As pessoas que fazem entregas, não manipulam comida, ou seja, produzem pizzas ou disponibilizam ingredientes.

3) Apenas a mesma pessoa recebe os pedidos


Deixe que os times se auto organizem, porém vá passando dicas para que eles consigam ser mais ágeis nessa rodada, como otimizar a pessoa que tira pedidos também executando as entregas, todos que manipulam alimentos poderem montar e disponibilizar alimentos, etc.

# 2 Pedidos

Os pedidos a serem executados no primeiro e segundo momento são os mesmos, porém na primeira rodada eles são discutidos apenas no começo da simulação, enquanto na segunda rodada o cliente fica disponível todo o tempo para tirar dúvidas. Na primeira rodada, passe os pedidos com a pessoa gestora de cada equipe, mas não passe detalhes caso eles não perguntem nada. Na segunda rodada, instigue o time a ir além de só "tirar" pedido, mas também entender expectativas do cliente com relação aos ingredientes, montagem e condições de entrega, por exemplo.

  • Pedido 1

6 pizzas individuais, 2 calabresa, 2 marguerita, 1 portuguesa, 1 mista calabresa e marguerita. 1 Pizza média com 6 fatias brigadeiro.


Detalhes a serem explorados se os participantes perguntarem:


Ingredientes:

Massa de pizza redondo na cor branca

Molho redondo menor da cor vermelho

Quadrados amarelos para o queijo

Diferenciar calabresa, tomate, cebola, pimentões, azeitonas e manjericão.


Para a pizza de Brigadeiro:

Substuir molho por brigadeiro

Diferenciar confetes


Entrega:

PEDIDO COMPLETO, TUDO JUNTO EM CAIXAS SEPARADAS


  • Pedido 2

5 pizzas grandes de 8 fatias, todas de calabresa. 2 com cebola adicional.


Detalhes a serem explorados se os participantes perguntarem:


Ingredientes:

Massa de pizza redondo na cor branca

Molho redondo menor da cor vermelho

Quadrados amarelos para o queijo

Diferenciar calabresa e cebola


Entrega:

PODE IR ENTREGANDO PIZZAS PRONTAS EM CAIXAS SEPARADAS


  • Pedido 3

2 pizzas grandes de 8 fatias, 1 calabresa , 1 marguerita. 2 Pizzas individuais Portuguesa. 1 pizza média de 6 fatias mista calabresa.


Detalhes a serem explorados se os participantes perguntarem:


Ingredientes:

Massa de pizza redondo na cor branca

Molho redondo menor da cor vermelho

Quadrados amarelos para o queijo

Diferenciar calabresa, tomate, cebola, pimentões, azeitonas e manjericão.


Entrega:

PODE IR ENTREGANDO PIZZAS PRONTAS EM CAIXAS SEPARADAS


A ideia é mostrar na prática que explorar maiores detalhes com o cliente pode nos ajudar a priorizar e antecipar valor. Na primeira rodada os times tem a tendência de iniciar pelo pedido 1, que é mais complexo e requer ser entregue todo de uma vez só. Na segunda rodada eles devem exercitar o conceito de priorização e antecipação de valor para o cliente, dessa forma podem chegar a conclusão que o pedido 2 é mais vantajoso para começar, por exemplo.

# 3 Tempos de dinâmica


Os tempos disponibilizados para as atividades na primeira e na segunda rodada devem ser equivalentes, porém são divididos de formas diferentes para possibilitar a inspeção e adaptação de como estão organizados para aumentar sua eficiência e produtividade na segunda rodada.

  • Rodada 1

2 minutos para explicação dos pedidos

10 minutos de produção

6 minutos de reflexão nos times

10 minutos de reflexão com todo o grupo


  • Rodada 2

2 minutos para explicação dos pedidos

5 minutos de produção

3 minutos de reflexão nos times e ajuste do que for necessário

5 minutos de produção

3 minutos de reflexão nos times

10 minutos de reflexão com todo o grupo

# 4 Preparação


Para cada rodada, deixe a dinâmica pronta com espaços separados para cada time, elementos visuais permitidos para a montagem das pizzas e orientações gerais. Na segunda rodada, crie um fluxo de trabalho baseado em kanban para facilitar a organização do time como um todo, por exemplo, separando entrada de pedido, preparação, pedidos prontos para entregar e entregues. É importante também deixar bem claro na segunda rodada como conceitos ágeis impulsionam melhores resultados.


Também não se esqueça de escolher ferramentas online que auxiliem na facilitação (Mural e Miro são bons exemplos). Para pessoas que tem pouca familiaridade com este tipo de ferramenta, não esqueça de fazer uma breve apresentação sobre como ela funciona e quais funcionalidades serão necessárias para a dinâmica. Há também a possibilidade de executar uma rodada de aquecimento, apenas pedindo que todos montem uma pizza genérica para se familiarizarem com a ferramenta.

O intuito final é fazer com as pessoas entendam os impactos de aplicar conceitos de agilidade num contexto simples. Faça com que todos reflitam sobre como foi a experiência a cada rodada, quais foram as dificuldades e conclusões que chegaram. É importante que você como pessoa facilitadora desse processo saiba conectar as mudanças entre a rodada 1 e 2 com as conclusões trazidas pelo time, assim estará potencializando o seu aprendizado.


Na última vez que rodei essa dinâmica, gravei as interações em ambas as rodadas! Ficou nítida a melhoria de performance na segunda rodada (assista no vídeo abaixo).


Caso tenha gostado, fique à vontade para replicar ou se basear nesse formato :)

Caso utilize outras técnicas ou tenha algum feedback, compartilhe comigo!

421 visualizações0 comentário